O que você precisa saber sobre lesões de tendão
- mktdrfernandosanta
- 11 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

Tendões são estruturas de tecido conjuntivo em formato de cordão, compostas por colágeno. Eles geralmente ficam dentro de bainhas com fluido lubrificante para evitar atrito. Sua principal função é ligar as extremidades dos músculos aos ossos, e são vitais para a movimentação corporal.
Embora os tendões sejam adaptáveis, dependendo da intensidade e frequência dos estímulos aos quais estão expostos, podem sofrer lesões e degeneração. Vamos conferir as principais lesões de tendão:
Tendinite e tenossinovite
A tendinite é a inflamação de um tendão. Ela pode ocorrer em vários locais do corpo, mas é mais comum nas mãos, cotovelos, ombros, joelhos e tornozelos. Quando também há inflamação da bainha do tendão, caracteriza-se um quadro de tenossinovite.
Os principais sintomas da tendinite e tenossinovite são:
Dores;
Inchaço;
Vermelhidão
Movimentação reduzida do membro lesionado.
Lesões por esforço repetitivo (LER) são as causas mais comuns, mas fatores como idade avançada, falta de alongamento, desgaste e traumatismos também podem provocar a inflamação.
O tratamento é realizado através de repouso, imobilização da área lesionada, aplicação de gelo no local e o uso de anti-inflamatórios e analgésicos. Em muitos casos, é recomendado ao paciente fazer fisioterapia para melhor recuperar e fortalecer o membro.
Ruptura de tendão
Essa lesão ocorre quando há um rompimento de um tendão, geralmente bem na junção com o músculo. A gravidade da lesão depende do grau do rompimento, que pode ser parcial ou total.
Ao romper um tendão, o paciente pode sentir:
Dores fortes e agudas;
Inchaço;
Vermelhidão;
Dificuldade ou incapacidade para movimentar o membro lesionado;
Incapacidade para se apoiar no membro lesionado.
Traumas repentinos podem causar uma ruptura, e é comum que essa lesão aconteça ao correr ou saltar. O tendão calcâneo, ou tendão de Aquiles, é frequentemente afetado, e sua ruptura impacta severamente a mobilidade do paciente.
Devido a sua gravidade, é imprescindível buscar atendimento médico com urgência. A imobilização do membro, e a aplicação de gelo e leve compressão com bandagens pode ajudar a conter o inchaço.
Há duas formas de tratar a ruptura de um tendão: a abordagem conservadora, feita através de repouso, medicamentos e fisioterapia, e a abordagem cirúrgica, necessária em alguns casos para melhores resultados, principalmente em lesões traumáticas completas.
Cuidados importantes
Interromper as atividades físicas é a primeira coisa a ser feita após uma lesão de tendão. A recuperação desse tipo de lesão é um pouco demorada e, se o tratamento não for realizado corretamente, o paciente pode não se recuperar totalmente. Dessa forma, o acompanhamento de um ortopedista é indispensável.
Fontes:
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/les%C3%B5es-intoxica%C3%A7%C3%A3o/ les%C3%A3o-nos-esportes/estiramento-do-tend%C3%A3o
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-dos-tecidos-conjuntivo-emusculoesquel%C3%A9tico/bursite-tendinite-e-fibromialgia/tendinite-e-tenossinovite?query= tendinite