Cuidados com o joelho ao pedalar
- mktdrfernandosanta
- 11 de jan. de 2023
- 3 min de leitura

Curte andar de bicicleta? Alguns cuidados com o joelho na hora do pedal são fundamentais!
Já é fato conhecido que o sedentarismo causa muitos problemas de saúde e que devemos ter uma rotina de exercÃcios regular para manter o organismo em bom funcionamento. Um excelente tipo de atividade para isso é pedalar, seja nas ruas, na natureza ou em bicicletas ergométricas.
Mas, atenção aos riscos da atividade!
Geralmente, os treinos de ciclismo duram, no mÃnimo, meia hora, podendo ser bem mais longos, fazendo com que essa seja uma atividade que exige muito do corpo. Ao pedalar, a todo momento, vários músculos, como o quadrÃceps e articulações (principalmente o joelho), estão trabalhando em conjunto e em movimento constante.
Para que esse tipo de exercÃcio aconteça de forma saudável, sem trazer prejuÃzos, é imprescindÃvel manter uma boa forma. Com o grande esforço fÃsico envolvido, e a duração da atividade, mesmo pequenas impropriedades nos ajustes do equipamento ou postura do ciclista podem trazer problemas.
O joelho sofre por ser uma estrutura delicada, é uma das áreas do corpo mais impactadas pela prática incorreta de exercÃcios que envolvem pedalar. Tais práticas podem gerar reação inflamatória na articulação e resultar em problemas ainda mais graves se não forem interrompidas.
Porém, o joelho é uma articulação complexa, e por isso, os problemas podem se manifestar de diferentes maneiras. A forma como a dor se manifesta, geralmente, pode indicar a causa e o que pode ser feito para prevenir isso.
Dor na lateral do joelho
Muito frequente em iniciantes, a dor na lateral do joelho é causada pela sÃndrome do atrito da banda iliotibial (conhecida como SABI). Essa condição afeta mais os principiantes pois, ao tentar compensar a falta de força nas pernas, acabam virando os joelhos para dentro.
Pedalar com os joelhos angulados para dentro faz com que ocorra atrito em algumas estruturas internas da articulação. Esse tipo de atrito pode gerar uma reação inflamatória e degeneração, dificultando a movimentação da pessoa, em alguns casos, também causando dores no quadril.
Dor na frente do joelho
A posição do selim, ou banco da bicicleta, é determinante para a condução do exercÃcio sem consequências negativas, pois variações na altura do banco modificam diretamente a angulação do joelho ao pedalar.
Dores na rótula, ou seja, na parte da frente do joelho, podem ser causadas por um selim muito baixo ou posicionado muito à frente. Ao pedalar dessa maneira, o tendão e a cartilagem patelar podem sofrer algum tipo de lesão, como a condromalácia patelar.
Dor na parte de trás do joelho
A parte de trás do joelho também pode sofrer com ajustes incorretos no selim da bicicleta. Pedalar com o banco muito alto, ou posicionado muito para trás, faz com que os músculos das pernas tenham mais dificuldade para desacelerar os pedais, exigindo maior esforço.
Pelo mesmo motivo, esse tipo de dor também pode decorrer do uso prolongado de bicicletas com engrenagem fixa, se a pessoa não estiver acostumada com o equipamento.
Dor na parte de dentro do joelho
Denominada dor medial, a dor no meio joelho decorre do uso de pedais muito afastados. O posicionamento correto dos pedais faz com que as pernas se movimentem verticalmente, utilizando, assim, a força da melhor maneira.
Caso os pedais estejam afastados demais, a movimentação das pernas também ocorre lateralmente. Isso deve ser evitado, pois causa uma sobrecarga na região interna do joelho.
Cuidados antes de pedalar:
Diversos componentes são necessários para o funcionamento correto de uma bicicleta, e ajustes incorretos em qualquer uma dessas partes pode fazer com que seja necessário maior esforço para pedalar. Por isso, fazer um bom bike fit, ou seja, ajuste profissional de todos os componentes da bicicleta, é uma das melhores formas de evitar lesões.
Para você poder pedalar sem medo de dores no joelho, também é importante regular a atividade de acordo com seu condicionamento fÃsico atual. Se você estiver parado há algum tempo, volte com calma. ExercÃcios de fortalecimento e acompanhamento médico são essenciais.
Existem muitas formas de pedalar: bicicleta ergométrica, ciclismo de longa distância, trilhas. Dessa forma, sempre devemos utilizar o equipamento correto para a ocasião, como calçados adequados e o tipo correto de bicicleta.
Além disso, o alongamento nunca pode faltar antes do treino, assim como um aquecimento de 15 minutos com giro moderado.
E lembre-se:
Lesões no joelho tendem a piorar se não forem tratadas, então ao primeiro sinal de que algo está causando problemas, procure um ortopedista!