top of page
Buscar

A ligação entre mobilidade e prevenção de doenças degenerativas

  • mktdrfernandosanta
  • 11 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura


A mobilidade é um componente muito importante para a qualidade de vida por diversos motivos que vão desde o bem-estar físico e emocional até questões de saúde. Vamos entender qual a ligação entre mobilidade e prevenção de doenças degenerativas.


Mobilidade na saúde


Quando falamos de mobilidade no aspecto da saúde, estamos nos referindo à capacidade de nos movimentarmos de maneira saudável. Existem diversas condições que podem afetar essa capacidade, tornando a locomoção mais difícil e gerando risco de quedas.


Além de fazer com que a pessoa afetada tenha menos autonomia, isso pode eventualmente causar diversos outros problemas mais graves.


Risco associados à perda de mobilidade


A dificuldade para se locomover faz com que se torne muito difícil realizar algumas das atividades físicas mais populares, como jogar bola, correr e fazer musculação.


E aí que mora o perigo: o sedentarismo, e a obesidade (que também pode surgir com a falta de atividades físicas), são fatores de risco para uma grande quantidade de doenças.


Dentre essas doenças podemos citar dislipidemia (colesterol elevado), hipertensão arterial e diabetes, e todas são um grande risco à saúde e à vida. A dislipidemia, por exemplo, pode levar a casos de AVC, ataque cardíaco e entupimento das artérias.


Dessa forma, podemos dizer que as atividades físicas são um meio importante de prevenção.


Prevenção de doenças degenerativas


Fazer atividades físicas é muito importante para a manutenção da saúde, mas uma prática incorreta pode não trazer benefícios, ou até causar prejuízos.


Para quem já tem problemas de mobilidade, é essencial consultar um ortopedista. Ele irá avaliar o estado físico da pessoa, para fazer uma recomendação de exercícios que leva em conta quaisquer condições ou lesões preexistentes.


Por exemplo, se o paciente tem problemas no joelho, o ortopedista irá recomendar atividades que não causem impacto excessivo nessa região, ou até contribuam para o seu fortalecimento.


Isso garante que o paciente possa ter os benefícios da atividade e se prevenir contra certas doenças degenerativas, sem correr o risco de lesões ou agravamentos


Resumindo


É muito importante cuidar da nossa mobilidade, pois sem ela, nos tornamos cada vez mais sujeitos ao sedentarismo, que é fator de risco para uma série de problemas de saúde, incluindo doenças degenerativas crônicas como hipertensão e diabetes.


Se você está sofrendo de algum problema de mobilidade, consulte um ortopedista!


Fontes:


 
 
 

Comments


logo-footer.png
  • Instagram

©2022 por Dr. Fernando Sant'Anna. 

bottom of page